top of page

Atividade extensionista

O Memoriar possui como foco primordial a revisão de casos em que os direitos humanos e a memória foram violados. Nossa atuação é direcionada à busca da verdade, preservação da memória e promoção da justiça em situações que marcaram nossa história coletiva.

A preservação da memória é uma parte intrínseca do tecido social, sendo essencial proteger a identidade e valorizar a rica diversidade cultural de nossa sociedade. Ao resgatar e manter vivas as memórias de pessoas, povos e culturas que enfrentam situações adversas, evitamos que suas histórias se percam no decorrer do tempo. O Memoriar visa, portanto, preservar a memória, contribuindo para manter viva a conexão com a identidade coletiva e a história que moldou nossa sociedade.

Portanto, afim de concretizar este objetivo, em 2025, realizaremos o projeto "Memoriar na Escola", atividade extensionista a ser feita nas escolas públicas estaduais de Uberlândia - MG e do Triângulo Mineiro, com os alunos dos terceiros anos do ensino médio,  a fim de tratar sobre Direitos Humanos e as suas violações, principalmente ocorridas durante o período da Ditadura Civil-Militar, para assim, darmos luz e memória às vítimas deste período e as figuras de resistência na luta pelos Direitos Humanos no Brasil.

O projeto acontecerá durante todo o ano de 2025 (Abril - Dezembro). Em Abril, a partir da semana do dia 29/04, faremos os primeiros encontros nas escolas.

bottom of page